Publicado por Rafael Rosa em 17 de Fevereiro de 2009
O controverso Rails Maturity Model

Alguns dias atrás Obie Fernandez, autor do célebre The Rails Way e proeminente membro da comunidade, mandou uma mensagem para a lista "Rails meets the business world" sugerindo a criação de um certificação para separar as boas consultorias Rails das más. Receita para uma flamewar instantânea
A mensagem original já conta com mais de 60 comentários, uma enxurrada de twits e algumas piadas. Para acalmar os ânimos, ele escreveu um artigo explicando a idéia e a controvérsia e deixou bem claro: esqueçam a certificação. Mesmo assim, o assunto está longe de morrer. Infelizmente o artigo não chegou em tempo e Giles Bowkett, outra personalidade da comunidade, respondeu de uma maneira um tanto dura à idéia, aqui e aqui, o que levou à uma resposta sarcástica.
Mais importante que a discussão de um item pontual é discutir a utilidade real das certificações e também as diferenças entre a cultura da comunidade Ruby/Rails e as demais. A cultura de certificações não parece combinar muito bem com o espírito rubista, um assunto já comentado e criticado outras vezes, por exemplo pelo Carlos Brando e pelo Fabio Akita, mas é sempre bom pensar sobre o assunto e discutí-lo.
Qual é sua opinião sobre isso?

Clique aqui para adicionar ao del.icio.us


17 de Fevereiro de 2009 às 10:44
[comentário longo. Desculpa, empolguei ;)]
Muito bom. Não sabia da briga.
E concordo com o ponto de vista do Akita e do Carlos Brando. Certificações não produzem bons programadores ou boas empresas. Na verdade, isso tudo é uma grande indústria para ganhar dinheiro.
Se você é bom programador, e tem uma certificação com certeza já era bom programador antes de ter a certificação.
A mesma coisa vale para cursos superiores relativos a tecnologia. O único ponto positivo é que em 'algumas' faculdades e universidades vc aprende conceitos básicos que te ajudam a aprender mais facilmente outros conceitos, mas ai é com vc, tem que correr atrás sozinho. Infelizmente a maioria nem conceitos básicos ensina. E outra, uma pessoa com força de vontade e disciplina consegue aprender praticamente tudo sozinho. Me refiro especificamente a tecnologia, pq outras áreas a história é um pouco diferente. Não confiaria uma cirurgia a um médico que aprendeu na internet como fazer a mesma por exemplo ;). Mas ai é outra coisa, e esse é o principal argumento das pessoas que exigem certificações ou formações para a area de tecnologia, sendo que é uma area tão distinta das outras, que a comparação é bem dificil para não falar idiota.
Eu penso que o problema é no contexto básico da coisa. Estamos lidando com tecnologias tão novas, com coisas tão diferentes, que a grande maioria dos gerentes que vejo por ai não tem a minina noção do processo de fabricação de um software e quando falam alguma só sai besteira. Resumindo, acham que fazer software é igual fazer um carro e uma casa, e que basta uma boa certificação e um curso superior para faze-lo. E isso eu to falando de gerente de projetos de multinacional.
E ainda tem gente que defende a regulamentação da profissão nos moldes como estão propondo. Mais uma grande indústria para servir os interesses da minoria e fazer muito dinheiro para eles.
Se você fez faculdade de tecnologia, e se dedica bastante estudando, atualizando, conhecendo e dominando tecnologias novas por conta própria. Parabéns.
Agora se você fez ou faz faculdade de tecnologia achando que teria um salário ou um emprego melhor só por causa disso, e não se dedica TODOS OS DIAS a aprender e estudar coisas novas, e quer certificações e a regulamentação. Parabéns. Vc está fudido. Em pouco tempo aquele garoto que passa os dias pesquisando e estudando por conta própria vai roubar seu emprego e ganhar muito mais que você.
Eu amo a profissão porque estamos em um ponto de virada, e basicamente o mundo que estamos criando já é sustentado em cima de software. E nesse novo mundo, papel ou imagem não vale nada. E sim o que vc realmente sabe demonstrado na execução de seu trabalho.
17 de Fevereiro de 2009 às 14:02
[Sorry for the reply in english.]
We are building RMM as an application to allow software development firms to publicize their practices. It won't be prescriptive, but by analyzing the practices of firms that are successful, it should be possible to use RMM as a learning tool. There's a lot more about it at my blog, including a behind-the-scenes video that captures some of the thought and design of the application.
17 de Fevereiro de 2009 às 14:03
RMM is NOT about certification. Everyone agrees that certification is bad.
17 de Fevereiro de 2009 às 16:25
Hi Obie.
I agree with you. Sharing the best practices is a learning tool which helps everybody to improve the software development process.
For example, the most developers which use rails seriously try practice agile methodologies. You don't need any certification to try and use best practices.
19 de Fevereiro de 2009 às 17:11
luisbebop, algumas universidades dao oportunidades aos alunos que eles dificilmente conseguiriam em outro lugar. eu acho isso mto importante. iniciação cientifica, por ex. e existem muitas tecnicas de programacao que so sao usados no meio academico, praticamente... exemplo: programacao funcional. outro exemplo, verificação formal de programas.
acho ruby uma linguagem legal justamente por ter suporte a programacao funcional. a maioria dos programadores que eu conheco detesta prog funcional, ou sequer conhece o.O o cara do python esta removendo prog funcional do python lentamente, pq 'ninguem usa'.
alem disso, os conceitos de _computação_ (não programação; falo computação como uma area de estudo) normalmente nao sao uteis diretamente para se programar. ao menos pra programas simples. um autodidata tem lacunas de aprendizado pq ele normalmente só aprende o que é imediatamente util. sei disso pq antes de entrar na facul, eu ja programava, por conta propria. agora, conhecimento formal em computação pode ajudar a resolver muitos problemas complexos.. em especial, problemas que nunca ninguem resolveu!
dou um exemplo: se os caras do google não tivessem saído da universidade, seria difícil pra eles resolverem tão bem o problema que eles se proporam a resolver. e olha que o google é "só um site"..
E sem conhecimento formal, é difícil interpetar muito do que é conhecido em programação. Exemplo: fica dificil interpretar esse diagrama http://www.info.ucl.ac.be/~pvr/paradigms.html (um exercicio seria tentar localizar ruby ali)
mas, eu concordo contigo, é mais fácil aprender a programar na internet do que em uma universidade
eu estudo na ufrn e tem muito aluno do quinto, sexto, setimo semestre, tanto em ciencia da computacao quanto em engenharia da computacao, que sequer gostam de programar (!!) o.o
sobre certificação/etc: serve para um cliente leigo, que nao tem referencias ou contatos e nao sabe julgar a qualidade do trabalho por si so. suspeito que sao maioria.
19 de Fevereiro de 2009 às 17:12
poxa, postei algo aqui. os comments sao moderados?
19 de Fevereiro de 2009 às 17:14
ok, postei e nao apareceu.. mas bom
"Agora se você fez ou faz faculdade de tecnologia achando que teria um salário ou um emprego melhor só por causa disso, e não se dedica TODOS OS DIAS a aprender e estudar coisas novas, e quer certificações e a regulamentação. Parabéns. Vc está fudido. Em pouco tempo aquele garoto que passa os dias pesquisando e estudando por conta própria vai roubar seu emprego e ganhar muito mais que você.
Eu amo a profissão porque estamos em um ponto de virada, e basicamente o mundo que estamos criando já é sustentado em cima de software. E nesse novo mundo, papel ou imagem não vale nada. E sim o que vc realmente sabe demonstrado na execução de seu trabalho."
eu concordo com isso.
19 de Fevereiro de 2009 às 18:09
Elias,
O Ruby Inside Brasil, usa o Akismet para evitar spam, ele modera comentários com links.
Desculpe.
25 de Fevereiro de 2009 às 12:13
[...] partir da notícia original, várias personalidades mundiais deram sua opinião, incluindo DHH, que disse num comentário no [...]